eusoudacrisma

Eu sou feliz no grupo 06/02/11

Posted on: 28/01/2011

  • In: Crisma
  • Comentários Desativados em Eu sou feliz no grupo 06/02/11

 

Paróquia São Gaspar Bertoni – Catequese CrismalEu sou feliz no grupo

Objetivos: * Retomar a caminhada da crisma;

* Valorizar as férias como momento de descanso;

* Partilhar a experiência vivida nas férias;

O monitor para este encontro deve providenciar fotos ou recortes de revistas de pessoas em vários momentos (lazer, praia, festas, almoçando, brincando e rezando) para serem usados neste encontro.

01. Acolhida e retomada do

encontro anterior

Há necessidade de lembrar que nesta retomada de caminhada faz-se indispensável acolher bem os crismandos, recebe-los de forma diferente, fazer um cartão, escrever o nome de todos em folhas… A acolhida significa querer bem às pessoas, fazer com que elas se sintam em casa.

03. Diálogo com o (a) catequista

As férias são um tempo de renovar as forças e descansar a mente, olhar para a realidade: o que fizemos de bom? O que não saiu tão bem e preparar para melhorar o próximo ano.Férias são um tempo de reconstituir energias, recarregar as pilhas, fazer uma avaliação do produzido, para produzir ainda mais.Lembramos que na sociedade urbana, a maioria das pessoas correm de um lado para o outro (sem parar), vivemos nos atropelando. Defrontarmo-nos diariamente com centenas de pessoas mas conversamos com poucas delas.Esse comportamento (e outros) não dignifica o homem, sentindo-se cada vez menos útil, deixado de lado… Só é reconhecido aquele que ajudar a construir o sistema injusto, este ganha como prêmio um salário mínimo, para viver a vida sossegada. Pelo menos é o que dizem.O que ganhamos dá somente para nos manter vivos, porque no outro dia temos que retornar ao trabalho. O mercado não pensa nas outras inúmeras necessidades básicas a que temos direito: lazer, estudo, saúde, alimentação, cultura…O descanso faz parte da vida humana, quem não tem sofre reações físicas e psíquicas. Vejamos quantas pessoas têm “estresse” por excessos de trabalhos, porque precisam trabalhar em dois turnos para sobreviver!Férias são momento propício para se encontrar e ficar mais tempo com quem gostamos: família, amigos…

04. Dinâmica:

retomar as fériasObjetivo da dinâmica é retomar os pontos mais significativos das ferias dos crismandos.Vejamos os passos a seguir:a) Colocar no chão os recortes de revistas ou jornal;b) Colocar junto uma faixa com a seguinte frase: “Há um tempo certo para cada coisa”, formar um círculo;c) Entregar a cada um dos crismandos uma folha, na qual devem estar escritas palavras como: festa, brinquedo, presente, comida, lazer, estudo, dormir, passear… e outras palavras que estejam ligadas com as ferias.d) Pedir para cada um falar sobre a palavra que recebeu, qual o significado com suas ferias, ou não tem, porque?e) Construir uma história sobre a suas férias, o que foi dito, o que gostaria de fazer e não fez, o motivo por não poder realizar…;f) Reunir em pequenos grupos e ler a história, trocando as experiências das férias;

05. Orando com Jesus

Deus propícia a cada um de nós tempo disponível para realizarmos os afazeres mais variados, basta termos TEMPO. Por isso rezemos o texto de Eclesiástes 3,1-13.Após a leitura, façamos nossas orações a Deus pedindo por aquilo que vamos desempenhar neste ano que estamos começando.Escolher algumas músicas para se cantar durante a oração

Categorias

Arquivos

%d bloggers like this: